ENEM e Vestibular: Estudando em casa

Bed, Book, Dark, Glasses, Lamp, Light

Olá meus amores! Tudo bem?

Hoje eu vi compartilhar com vocês uma nova etapa da minha vida. Este ano estarei indo para o terceiro ano do Ensino Médio, significa que a coisa vai ficar pesada hahahha. 

No ano passado eu realizei o ENEM e hoje obtive a minha nota e fiquei contente com ela, mas sei que tenho muito o que melhorar, e neste post eu vou mostrar para vocês como eu pretendo me organizar nos estudos para me preparar pro ENEM e os vestibulares da vida.

Primeiro, eu quero deixar claro que, eu estou apenas compartilhando um método que dará certo para o meu caso, e aí fica a critério de vocês fazer as alterações.

Eu vou ajudar você colocando as perguntas que eu fiz a mim mesma.

Qual é o melhor horário para estudar?
Eu sei que muitas das pessoas que se interessarem por este post vão estar cursando o ensino médio, ou seja, ainda estudam em algum período. Então, se você estuda de tarde, o período da manhã é o melhor horário? Ou se você estuda a tarde e tem curso técnico pela manhã, a noite é a sua melhor opção? Se você está 24 horas ocupado, procure estudar pelo menos nos finais de semana (eu sei que é uma dureza, mas...)

Quais áreas você tem mais dificuldade?
Exatas? Humanas? As que você tem mais dificuldade são as que você mais tem que se dedicar, quem sabe dedicar mais tempo para estas matérias. 

Quantas horas e matérias por dia?
Isso fica a critério seu, já que cada um conhece seu limite. Eu peguei uma dica de outro site que dizia que era bom intercalar matérias diferentes, como não estudar matemática e física no mesmo dia, para não ficar tão cansativo. Crie também um cronograma de estudo em seu computador, em um papel ou no seu celular com o horário e as matérias que estudará.

Que matérias estudar?
Há algumas faculdades que dão um edital para o participante para ele ver o que poderá cair na prova, mas é ruim esperar até o dia próximo da data para saber o que estudar, então, eu recomendo para você o site Descomplica onde lá tem tudo, absolutamente todas as matérias que você precisa saber ou para aprender ou para revisar, inclusive dicas para redação e atualidades.

Eu preciso estudar Redação e Atualidades?
Também é uma pergunta pessoal, mas eu acredito que para qualquer vestibular e ENEM que você for fazer, estes dois pontos são essenciais. Para estudar atualidades não precisa de muito tempo, principalmente se você vê sempre jornais e programas. Já a redação é de grande importância.

Como estudar Redação?
É uma pergunta difícil de se responder, mas eu te ajudarei! É importante que você estude as normas ortográficas, pontuação, veja exemplos de outras redações, faça suas próprias redações. Tem muitas dicas boas no Descomplica, sem contar que lá você também pode enviar a sua redação para eles corrigirem.

Como saberei os resultados que terei com o estudo?
Obviamente que se você estuda, o aprendizado que você obtem já é um resultado excelente, mas, para ir observando o seu aprendizado eu te dou duas dicas: no final da semana ou do mês, pegue um papel e faça anotações rápidas de tudo o que você aprendeu nesta semana ou mês, por exemplo: estudei Pitágoras, anote a formula lá, pode ser de qualquer jeito, apenas para fazer e forçar a sua mente a trabalhar sua memória, o que vai ajudar você na hora prova. A outra dica é no mesmo período você pegar uma prova de uma faculdade ou do ENEM que já passou e resolver as questões.

Preciso de tempo para descanso?
Todo mundo precisa. Reserve um dia inteiro para descansar, por exemplo o domingo. Faça intervalo entre uma matéria e outra. Não se esqueça de comer, beber água, tomar banho e dormir também, tá? hahahhaha.

Aonde estudar?
Procure um lugar que não tenha barulho. Desligue-se do mundo. Não converse com ninguém, desligue seu celular, tire de perto tudo que pode te distrair. Infelizmente ou felizmente o computador já virou um método para estudar, então, entre apenas em sites que possam te ajudar, nada de Facebook.

E aí? Ajudei vocês? Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário